CDL Juína/ASCOM participam de audiência sobre a BR 242.
Publicado em: 30/08/2019 ás 14:37:00 Por:

Uma comitiva de representantes do comércio de Juína através da CDL Juína/ASCOM, presidente Marcelo Pagnussat, produtores rurais, jornalistas, vereadores, prefeito e o vice de Juína, Altir Peruzzo e Luís Braz estiveram em Brianorte, distrito de Nova Maringá-MT, para participar da audiência pública que visa discutir a importância estratégica da conclusão da BR 242, importante rota para o escoamento de grãos do Brasil. A rodovia ligará Mato Grosso aos principais portos do Norte, como Miritituba (PA) e Itaqui (MA).

A audiência acontece para discutir a manutenção do traçado original da rodovia BR-242, bem como a federalização de trechos da mesma.

Seu traçado original contempla até a cidade de Brasnorte, sendo a sequência, uma ligação via Juina-MT para atender a BR 174, passando por Colniza e ligando ao estado de Rondônia através de Machadinho do Oeste-RO.

Algumas lideranças do Vale do Arinos através de um grupo de estudos e políticos da região, têm solicitado a mudança do traçado original, o que tiraria Brasnorte, Juína e Castanheira do caminho desta rodovia.

A BR 242 tem por objetivo ligar o Brasil de Leste a Oeste, de Salvador-Bahia a Porto Velho-Rondônia, passando pelos estados de Tocantins e Mato Grosso e será a primeira ligação nesse sentido no Brasil, já que as existentes hoje ligam o país de Sul a Norte.

Uma grande caravana de Brasnorte, além dos representantes de Juína se fizeram presentes na audiência para demonstrarem sua insatisfação com a possiblidade de mudança, pois além do prejuízo para os municípios, se perderia todo o estudo e autorização já realizados para a construção desta via.

Os representantes de Brasnorte-MT e do vale do Juruena, saíram com a importante fala do ex-Ministro da agricultura, Deputado Federal e líder da bancada de Mato Grosso, Neri Geller: “Se esta rodovia sair, seu traçado será chegando a Brasnorte, passando por Juína e ligando a BR 174, chegando a Colniza-MT para ligação com Rondônia” e que recursos estão sendo disponibilizados para o asfaltamento das estradas do Vale do Arinos, interligando toda a região.

A Rodovia está sendo chamada de BR estruturante do Brasil, pela sua direção, localização e, principalmente, por ligar estados muito produtores, do Pacífico ao Atlântico.