28/11/2013 ás 14:38:23
Ascom/CDL informam horários para funcionamento do comércio no fim de ano em JuÃna.
O fim de ano se aproxima tempo de festas e 13° salário no bolso, com isso o comércio tem uma grande oportunidade de aumentar seu faturamento de 2013, em busca de atingir as metas do ano.
Uma das características deste período são os horários alternativos praticados pelas empresas, a fim de oferecer maior comodidade a seus clientes.
Para alguns segmentos com supermercados, padarias, conveniências, bares e lanchonetes, os horários já são diferenciados de acordo com as convenções coletivas do ramo, já para os demais como calçados, confecções, moveis, eletrodomésticos, informática, oficinas mecânicas, auto peças, pneus, materiais para construção e outros os horários praticados são regulamentados pela lei de numero 758/2004, que dispõe o seguinte em seu artigo 147 2.A “os horários poderão ser antecipados, e prorrogados até as 22:00 horas, desde a segunda quinzena que antecipa o natal” ou seja, segundo a lei, a partir do dia 15 de dezembro, o comércio de Juína, poderá abrir suas portas mais cedo, e permanecer aberto até as 22:00, sem serem notificados pelo executivo, o que em dias normais, só se estenderia até as 18:00.
Para Roque Perius, presidente da CDL, "é o momento do empresário usar esse tempo a mais para aumentar sua lucratividade e volume de vendas".
"Os segmentos de calçados e confecções além de moveis e eletrodomésticos, são quem acaba mais se utilizam desse horário", lembra Reni Miotto, presidente da ASCOM, ele ressalta que mesmo tendo essa autonomia em lei de permanecer até as 22:00 horas, isso não costuma passar das 20:00 horas em nosso município.
É importante salientar que a Lei municipal, rege apenas o horário de funcionamento, não dispensando o cumprimento da lei trabalhista nacional, que determina o pagamento de horas extras trabalhadas, ficando o empregador atento em cumprir junto a seus funcionários o estabelecido em legislação.
Fonte: Assessoria ASCOM/CDL
Escrito por: João Paulo Morini