28/05/2012 ás 17:15:45
Dia dos Namorados: atraindo o consumidor
Estamos a menos de três semanas para o Dia dos Namorados. Em Mato Grosso a data reveza com o Dia das Mães o posto de segunda mais importante para o Setor de Comércio. “Por vezes supera as vendas da data dedicada às mães, ficando atrás apenas do Natal”, ressalta Paulo Gasparoto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).
Gasparoto lembra que este “é um momento que abrange as pessoas desde a adolescência até a terceira idade, por que o romantismo não tem faixa etária. Assim, engloba grande parte da população e esta tem interesse em manter seus laços afetivos, sendo o presente uma maneira inequívoca de demonstrar afeto. Por isso é uma data tão importante”.
Para dar a tônica do momento, incentivar a troca de presente e levar o cliente até sua loja, o comerciante tem que estar atento à divulgação de seus produtos, ao atendimento realizado por cada vendedor, à decoração da vitrine e do interior de sua loja.
A vitrine é neste contexto uma parcela significativa a conquista deste cliente. “Ao decorar a loja, é importante o empresário escolher símbolos que contemplem especificamente o seu público, seja ele adolescente, jovem, adulto entre 30 e 49 ou acima de 50 anos. Ou pode-se escolher elementos com uma simbologia mais abrangente e que se direciona a todos os enamorados, como os corações, por exemplo”, pontua.
A consultora em capacitação empresarial do Sebrae-MT, Liliane Ramos Moreira, explica que entre as simbologias mais comuns à data estão os corações, bocas, beijos, cor vermelha e mensagens de carinho.
Tornando a vitrine atrativa – Antes de entrar para ver a decoração interna, procurar algum produto que condiz com a sua necessidade e decidir por comprá-lo ou não, o consumidor vai observar a parte externa da loja. Se esta for atrativa, ele vai entrar. Somente a partir daí que começa o trabalho de conquista para cativá-lo e conseguir mais que efetuar a venda, mas torná-lo parte do seu público efetivo.
“Existem várias formas de decorar a vitrine das lojas e o interessante é usar os produtos da loja como tema para a decoração”, enfatiza Liliane. Um exemplo, cita ela, homens geralmente gostam de ganhar artigos eletrônicos, a vitrine de uma loja que vende celulares pode distribuí-los de forma que montem um coração. Isto certamente chamará a atenção para a data e para os produtos. Mulheres gostam de ganhar roupas e sapatos. Neste caso a decoração pode ser fazendo um par romântico entre um manequim feminino e um masculino.
Colocar bexigas em formato de coração, colagens no vidro da vitrine fazendo referencia ao dia dos namorados também são comuns. “Outra idéia é fazer um painel com recadinhos e frases de amor, que podem ser deixadas pelos próprios clientes”, sugere.
Importância para o Setor – A CDL Cuiabá estima que em 2012 as vendas neste Dia dos Namorados deva ter um incremento real entre 8 e 10% - descontada a inflação -, em relação ao ano passado. Sazonalmente, em alguns casos, chega a representar um aumento de 50% no consumo.
“Entre os presentes roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos, aparelhos celulares e tecnologia de uso pessoal em geral, flores, DVDs e CDs, jóias e bijuterias, estão entre as principais opções”, fala Gasparoto. O ticket médio deve ficar em torno de R$ 50,00.
Para dar um direcionamento ao empresário e ajudá-lo a tornar sua loja efetivamente atrativa por dentro e por fora, o Sebrae oferece o curso Visual Merchandising "Gestão do visual de Loja", de 18 a 22 de junho de 2012.
Veja outras dicas do Sebrae:
1 - A loja, obviamente, deve ser um lugar agradável de ficar. O desconforto encurta a visita e diminui as vendas. Tenha cadeiras extras (dobráveis) e, se possível, alguns brinquedos ou revistinhas para os pequenos. Uma criança agitada faz o cliente ter pressa de ir embora.
2 - A vitrine é o cartão de visitas da loja. Se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perderá a oportunidade de venda, sobretudo na chamada compra por impulso.
3 - Aposte nas vitrines e na comunicação visual para ganhar clientes e maior competitividade. O cenário precisa ser adaptado ao produto, à data e ao espaço da vitrine, mas nunca deve ser o elemento principal.
4 - A vitrine é a vedete da decoração, evite repetir anos a fio o mesmo tema e elementos desbotados.
5 - Para uma boa vitrine: a área central é seu ponto mais nobre e deve ser reservada para a mercadoria que você vende mais. Fica a cerca de 1,60 m do chão, no meio da vitrine. Essa mercadoria deve estar em primeiro plano. Coordene para que as cores fiquem harmônicas, obedecendo o espaço entre uma mercadoria e outra de no mínimo 10 cm.
6 - Não descuide dos focos de luz, mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do consumidor. Verifique sempre os spots.
7 - Organize todos os preços, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar a sua interferência.
8 - Produtos em alturas diferenciadas dão sempre uma sensação de ritmo e movimento.
9 - Opte pela ambientação com jeito de residência, para o cliente se sentir em casa.
10 - Use, no interior, elementos versáteis e móveis.
11 - Evite excesso de balcões, para não criar barreiras entre cliente e vendedor.
12 - Crie pontos focais na área de exposição, para destacar a importância de um produto ou de um mix (em lojas de roupas, por exemplo, mostrar como ficam peças combinadas; em alimentos, agrupar principais e complementares).
13 - As gôndolas e os corredores oferecem facilidade de circulação do público dentro da loja. Mas cuidado para não deixar espaços muito amplos para que a loja não dê a impressão de vazia.
14 - Em lojas de vestuário, abuse dos degradês, com peças em poucos dobramentos.
15 - Coloque as araras em altura confortável para a clientela.
16 - Preço e formas de pagamento visíveis na vitrine atraem clientes.
17 - A decoração serve para ambientar o produto e não para competir com ele, atente para a adequação do estilo proposto com o cliente, para que ele se enxergue usando aquele produto.
18 - Qualquer comerciante, independentemente do tamanho do seu negócio, pode montar uma bela vitrine, basta usar a criatividade. Uma boa dica é usar materiais alternativos, ecológicos ou reciclados, comprar ou fazer parcerias com organizações de inclusão social é sempre uma boa maneira de encantar o cliente, que está cada vez mais consciente da sua responsabilidade como consumidor.
19 - Cuidado para não transformar a sua vitrine num ambiente poluído: mostrar ”tudo” o que tem na loja dificulta a visualização e evita que o cliente se detenha para apreciá-la.
20 - Atenção com os cartazes de ofertas, promoções, condições de pagamento ou liquidação: é necessário informar, mas com discrição.
21- Ao arrumar a vitrine, evite utilizar fio de nylon muito grosso, que pode ser visto de longe. O ideal é o de 0,20mm de espessura.
22 - Cuide para que não haja mercadoria amarrotada, o que é fácil de ocorrer em momentos de grande movimento.
23 - Evite expor juntas mercadorias de qualidade diferente ou sem afinidade, como por exemplo, um tecido de seda ao lado de outro para forrar colchões.
24 - Fique atento à escolha de cores ao elaborar a sua vitrine, estudos comprovam que as cores têm influência direta no comportamento humano de acordo com as sensações que transmitem:
Vermelho – remete a atividade, força, poder, paixão.
Laranja – faz lembrar saúde, sol, verão.
Amarelo – estimula o sistema nervoso, convida à ação, transmite vivacidade.
Verde – sugere paz, esperança, faz lembrar natureza, juventude, vigor.
Azul – é repousante, sugere calma, frescor, descanso, equilíbrio.
Violeta – acentua atmosfera de profundidade, introspecção, misticismo.
Branco – sugere pureza, leveza, limpeza, delicadeza.
Preto – transmite elegância, sobriedade, austeridade.
Fonte: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá, com informações do Sebrae-MT
Escrito por: Thalita Marques/Honéia Vaz