As entidades CDL Juína e ASCOM receberam, nesta data, uma Notificação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com objetivo de cientificar essas entidades sobre o Procedimento Administrativo instaurado, SIMP 000724-039-2020, em cujo processo a Promotoria de Justiça de Juína informa que vem recebendo inúmeras denúncias, fotos e vídeos, noticiando o descumprimento por parte da população e empresas quanto às leis e regras estabelecidas para o combate à COVID-19.
A referida notificação traz em seu corpo os seguintes dizeres: “Igualmente e neste procedimento, cientifique-se a CDL e a ASCOM do descontrole que se avizinha na comarca, o que levará a forte oposição ministerial à manutenção da abertura do comércio em restaurantes e bares, com deflagração de medidas para fechamento. Sugere-se que seja reforçado no âmbito associativo à necessidade de medidas para controle, relembrando seus integrantes que o auto controle e a fiscalização interna foi compromisso assumido.”
É notório que com o aumento de casos no Brasil e no estado de Mato Grosso, cada vez mais as autoridades se preocupam com a chegada desse vírus em Juína, mas pela ausência de casos em nossa cidade, percebe-se um “afrouxamento” da sociedade com os cuidados, distanciamento social e cumprimento das regras e leis estabelecidas, o que é muito preocupante.
Diante disso, a CDL Juína e a ASCOM reforçam que além da economia, geração de emprego e renda, o cuidado principal que devemos ter, no atual cenário, é com a saúde da população. Ressaltam que, caso esse cuidado não seja tomado por todos, fica clarividente que o Ministério Público, em cumprimento ao seu dever legal, irá deflagrar medidas para o fechamento do comércio, voltando a restringir o funcionamento normal, o que resultará em maiores prejuízos financeiros para as empresas juinenses e consequentemente em demissões de trabalhadores.
Portanto, as entidades, enquanto representantes da classe empresarial e que luta por um bem estar econômico e social de toda a população de Juína, volta a pedir, encarecidamente, que se RESPEITEM AS REGRAS PREVISTAS NO DECRETO MUNICIPAL e na LEI Nº 11.110, QUE OBRIGAM O USO DE MÁSCARAS. AJUDEM A COBRAR DOS SEUS VIZINHOS, AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, GRUPOS DE WHATSAPP, DE TODOS! Só assim, torna-se possível a prevenção contra o Coronavírus, mantendo-se o nosso comércio funcionando sem restrições e nossa cidade superando esta grande crise.
CDL Juína – Câmara de Dirigentes Lojistas de Juína.
ASCOM – Associação Comercial e Empresarial de Juína.