Aconteceu nesta quarta feira (30/05), as 15h:30min, uma reunião no Palácio Paiaguas, com o governador Pedro Taques e representantes da classe dos produtores rurais, empresários e comerciantes dos municípios de Juina, Brasnorte, Juara, Novo Horizonte e Porto dos Gauchos.
Como representes de Juina participaram, Mauro Pasqualotto, João Paulo Morini, Valdoir Pezzini e o advogado Pedro Soares, os quais foram indicados pelos participantes da manifestação em apoio ao movimento nacional dos caminhoneiros em Juina.
A Comissão formada pelos quatro membros, antes de se dirigirem à capital, também buscaram apoio formal das seguintes entidades representativas: SINDICATO RURAL DE JUINA, ASCOM, CDL, SICREDI UNIVALES, SIMNO, LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE VIGILANTE, DIOCESE DE JUINA, OAB/SUBSEÇÃO DE JUINA, APRUR e ROTARY CLUB.
O encontro partiu da iniciativa dos produtores rurais do vale do Arinos, tendo à frente o prefeito de Porto dos Gauchos, Sr. Baixinho Piovezan, dado o clamor popular em relação aos movimentos grevistas gerados a nível nacional, iniciado pelos caminhoneiros e apoiado pela população.
O principal objetivo da comitiva foi de buscar soluções conjuntas para amenizar os problemas atuais de ordem econômica que atualmente afetam o estado, sobretudo a classe dos produtores rurais, o foco central das discuções foi a questão tributária e o preço dos combustíveis em Mato Grosso.
Na oportunidade o grupo elaborou um documento oficial que foi protocolado “em mãos” ao Governador, com sugestão de realocação do imposto estadual (ICMS), reduzindo-se as alíquotas incidentes sobre os produtos essenciais, tais como, óleo diesel, gasolina, álcool e gás de cozinha para outros produtos menos essenciais, como por exemplo, o cigarro, o fumo e bebidas, em geral.
Em entrevista ao JNA NOTÍCIAS, os membros da comissão relataram como positiva a reunião, pois foram recebidos no horário pré estabelecido e o Governador “abriu” a palavra a TODOS os que acompanharam a comitiva, aproximadamente 30(trinta) pessoas.
Em resumo, aqueles que optaram por fazer uso da palavra, na reunião, pediram apoio do governo no sentido de “abraçar a causa” desta população sofrida para viabilizar o setor produtivo, que na situação que se encontra não possui mais condições de continuar trabalhando, "a alta carga de impostos tem inviabilizado o setor de transportes e também a produção rural" comentou um dos participantes.
Segundo ainda relataram os membros, o Governador se manifestou parabenizamdo o grupo pela iniciativa e se comprometeu a apresentá-lo imediatamente a Secretaria de Fazenda para que seja feita uma Nota Tecnica sobre o assunto.
Do mesmo modo, foi informado pelo governador que acontecerá, nesta terça feira, uma reunião em Brasília, entre o presidente da república e todos os governadores do país. Segundo Pedro Taques, na ocasião a reivindicação da comitiva, entre outras também serão discutidas em Brasília.
O governador finalizou o encontro propondo uma nova reunião com o grupo, que ganhou o título “Ajudando a Transformar”, tão logo retorne de Brasília, de acordo com a disponibilidade de agenda.
O Poder Executivo de Juina, mesmo convidado pela população juinense, preferiu não se posicionar a respeito do assunto e disse que não participaria da reunião com o Governador.
O grupo participou também de outras duas reuniões, sendo uma com o presidente da AMM (associação mato-grossense dos municípios) durante a manhã e uma audiência pública na assembléia legislativa discutindo a redução de impostos sobre os combustiveis no estado