01/02/2015 ás 10:43:00
Volta às aulas: É dada a largada para as compras de materiais escolares

Preços dos materiais escolares sofre ajuste de 8% em 2015.

 

Em 2015 a expectativa de venda no setor de papelaria, livraria, confecções (uniformes) e calçados deve crescer 5%. Conforme dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, CDL Cuiabá, crescimento esse que também deve chegar ao interior do estado, é esta época que as vendas deste segmento triplicam em comparação ao ano todo.

 

O fluxo maior de vendas tradicionalmente ocorre na segunda quinzena de janeiro a primeira de fevereiro, mas há aqueles que preferem ir às compras um mês antes. "No final do ano sempre notamos um percentual de pais que compram materiais escolares, só que 2014 o movimento foi quase nulo. Conclusão, acredito que as vendas ficarão para última hora”, explicou a proprietária da papelaria Dunorte, Iara Nunes.

 

Este ano, os preços dos materiais escolares teve um ajuste de 8%, justificado pela alta do dólar. O item papel registrou a maior alta de preço, o que deve refletir nos preços dos cadernos.

 

Carga Tributária

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mesmo os itens mais básicos da lista sofreram com a alta carga tributária. Muitos destes artigos são taxados em até 47%, como o caso das canetas; já outros itens como o apontador e a borracha tem alíquota de 43%; caderno e lápis 35%, enquanto as agendas chegaram a ter um aumento de 43%.

 

Fonte: Assessoria
Escrito por: Luciana Souza, colaborou João Paulo Morini